Leonor, meu amor

Diário de uma mamã cheia de dúvidas mas com muito amor para dar.

Lilypie 1st Birthday Ticker

Saturday, April 21, 2007

Experiência

Coisas que só descobri depois de ser mamã e enquanto estava internada:

- Levem roupa prática para vestir e tamanho zero (eu tinha que a vestir sozinha e a roupa ficava-lhe a nadar por ela ser tão pequenina). Lá me desenrasquei.

- Levem muitos toalhetes e fraldas descartáveis e de pano (depois de cada mamada, muda-se a fralda)

- Preparem-se para não dormir. É um entra e sai de gente do vosso quarto, e mesmo que a vossa bebé não chore há sempre outros bebés que o fazem, a noite toda. Outra coisa que me impressionou é que ninguém respeita o facto de estares a dar mama ao bebé e por mais que nos custe temos que interromper a mamada cada vez que nos querem desinfectar os pontos, mudar os lencóis da cama, examinar, ver o bebé etc, etc.., etc... é aflitivo para uma recém - mamã ver o bebé com fome e não puder saciá-lo.


- Não se esqueçam do carregador do telemóvel (eu fiquei sem bateria e não pude comunicar comunicar com ninguém até à hora da visita do dia a seguir)

- Levem pelo menos um pacote de bolachas na vossa mala (na maternidade serviam refeições mínimas (tipo copo de leite e cinco bolachinhas) e nunca a horas certas, valeu-me a minha mãe e a minha sogra que foram às compras e abasteceram-me a mesa de cabeceira com fruta, leite e outra comida, caso contrário passava fome)

- Façam amizades com as outras mamãs que estão no vosso quarto. Elas podem ser a vossa preciosa ajuda e são elas que tomam conta do vosso bebé quando precisamos de ir à casa de banho ou tomar um duche de 2 minutos. Eu tive sorte porque no meu quarto estavam duas mamãs que já tinham filhos anteriormente e ajudaram-me bastante porque as enfermeiras não nos ligavam nenhuma.

- No primeiro dia só deviam ir visitar à materinidade os avós da bebé. Tentem convencer as outras pessoas da família a visitar-vos só no segundo dia. A minha família e a do meu marido apareceu lá toda no dia a seguir ao parto, estava eu cheia de dores dos pontos e sem ter dormido nada. Foi muito difícil dar atenção a tanta gente e, depois de sairem, não me consegui controlar e tive um ataque de choro.

- O pai tem direito a 5 dias pelo nascimento e a tirar mais 15 dias exactamente depois(Licença parental - informem-se na Segurança Social). No trabalho do meu marido desconheciam esta lei mas ela existe. E ele dá-me muito jeito nestes primeiros tempos.

8 Comments:

At 5:31 AM , Blogger Sónia e MI said...

Reconheci muitos desses exemplos ;))
E de facto os enfermeiros ligam-nos no dia apenas até ao dia a seguir ao parto, depois é a lei do desenrasca :P

 
At 12:07 PM , Anonymous Anonymous said...

Aqui está um post muito útil, parabéns, fizeste-me lembrar de algumas coisas que me estavam a passar ao lado!
é MUITO ÚTIL a experiência de maes que sairam agora da maternidade e transmitem reais necessidades que muitas vezes nos passam ao lado, assim vamos um bocadinho mais preparadas...
Pela minha parte obrigada, estou a pensar fazer um post do genero quando sair da maternidade, é de facto importante!!!

 
At 2:35 AM , Blogger Ana Rita said...

Muito úteis essas opiniões.
Acho que a mim o que mais me vai custar é esse tipo "lei da selva" a q n estou nada habituada. Mas a alegria de ver-mos as nossas bebés ajudará a superar.
Beijokas grandes

 
At 2:39 AM , Blogger rita said...

Este post é bastante útil, sem dúvida. Preocupamo-nos com tantas outras coisas q nos esquecemos de outros "pequenos" pormenores q são tão importantes.
Essa das visitas já me tinha lembrado também. Isto porque tanto a minha familia como a do meu marido têm o péssimo hábito de irem logo todos tipo excursão às visitas de hospital. Já disse ao meu marido para dizer à familia e amigos q no 1º dia não posso ter visitas para além dele e dos nossos pais. Depois de um parto (por melhor q ele tenha corrido), a paciência e disposição para "conviver" deve ser nula :)
Espero q assim seja.
Bjs

 
At 9:15 AM , Blogger claudia said...

È linda!Por isso acho tão importante esta troca de palavras/letras entre gestantes e novas Mamãs.

Um beijo para as duas.

 
At 9:45 AM , Blogger Sofia e Beatriz said...

É muito importante ler/ouvir os conselhos das recentes mamãs...
E claro... fiquei mais esclarecida com o que li ;) Bigado...
Beijinhos Nossos

 
At 2:20 AM , Blogger Maria said...

Olá! Sou também mãe de uma Leonor, que tem quatro mesinhos. Nasceu no dia 9 de Dezembro. Vi o teu blog no babyblogs e como tb trato a Leonor por " Leonor, meu amor", tive curiosidade e visitei-vos. A tua Leonor nasceu exactamente com o mesmo peso e comprimento (apenas mais 0,5 cm) que a minha! Que coincidência! Bem, é só para desejar-vos muitas felicidades. Se quiseres visita-nos no nosso blog. Maria+Leonor

 
At 2:57 PM , Blogger mimika said...

Eu tb me esqueci de levar o carregador do telemóvel :(


Bj

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home