Leonor, meu amor

Diário de uma mamã cheia de dúvidas mas com muito amor para dar.

Lilypie 1st Birthday Ticker

Friday, March 02, 2007

Dentro de mim


Eu que, confesso, nunca ter sentido grande vocação para ser mãe ( as mamãs mais atentas deste blog sabem que foi uma gravidez não planeada) sinto aos 7 meses de gravidez uma avalanche de sentimentos, um turbilhão de emoções dentro de mim.
A Leonor decidiu vir numa altura em que estava a viver com o papá dela há apenas 3 meses e numa altura em que me estava a conseguir lançar profissionalmente numa profissão que me realizava (e realiza, apesar de me sentir muito diminuida neste momento).

Apesar do choque inicial, e depois da reacção de felicidade por parte do pai e avós, fiquei muito feliz com o facto de ser mamã.

Mas com o aproximar do momento em que vou, pela primeira vez, ser mãe, o medo percorre-me a espinha. Não o do momento do parto, tampouco o da dor das contracções ou do pré-parto. É o outro medo, mais profundo, que agora vos descrevo, com um nó na garganta:

- o de não saber cuidar da bebé como deve ser, dada a inexperiência que tenho
- o de não conseguir entender porque chora
- o de não conseguir entender porque choro
- o de deixar de ser filha (e sei que ainda sou a pequenina da minha mãe) para passar a ser mãe de uma pequenina
- o de não saber cozinhar as sopinhas para ela (sou um desastre na cozinha, confesso)
- o de não saber ser mãe e esposa ao mesmo tempo (alguma há-de ficar para trás)


A única certeza que tenho é o amor que já sinto por ela. Mas será o amor suficiente? O que fazer quando estiver com ela sozinha? Será que vou saber amamentá-la, dar-lhe o banhinho, vesti-la sem a magoar? Filha, amo-te. Desculpa.

Labels:

7 Comments:

At 2:29 PM , Blogger Perola Granito said...

bom fim de semana ;)

 
At 3:20 PM , Blogger Jogos said...

Adorei o post pois tb eu me senti como tu, com muitas interrogações e hoje toda a gente diz que eu nasci para ser mãe.. Acho que é inato.. e tu não serás excepção.

Bom fim de semana

 
At 7:03 AM , Blogger mimika said...

Como eu me identifico com esses medos/sentimentos!!! Deve ser normal nas futuras mamãs...

Bj

 
At 6:29 AM , Blogger Pekala said...

Nem imaginas o que eu atrofiei com isso...não te vou enganar,no início vai ser um cadito complicado,fazes tudo muito a medo,nervosa,etc,mas já sei que tens a sorte de ter um marido com horário normal e se tiveres familiares por perto ou amigas com experiência é meio caminho andado pra ganhares confiança!De repente vais dar por ti a fazer tudo como se já o fizésse há muito tempo e não te preocupes,se fizéres alguma coisa mal a Leonor queixa-se logo lol:)
Quanto à vossa relação o papel de esposa vai ficar um bocadinho pra trás(mas não convém generalizar)e é bom que fales com o teu marido o quanto antes para que ele perceba isso.nada fica igual,está nas vossas mãos saber se fica melhor ou fica pior,tem que trabalhar os dois em conjunto,um filho é muito absorvente e limita-nos um pouco.Ate´ela se tornar um bocadinho mais autónoma têem que ter MUITA paciência!´Com ela e um com o outro!
Não atrofies demasiado,tudo se vai compondo e além do mais não vais deixar de ser filha,a minha mãe ainda me trata como um bébé:)
E se não conseguires entender porque choras lembra-te que tens as hormonas aos saltos e isso acaba por passar!
E quando o bébé chora é fome,fralda suja,quer colinho ou tem cólicas-neste caso vira-a de barriga pra baixo e anda dum lado pro outro).epá assim de repente não me lembro de mais nada,só te posso dizer que vale mesmo a pena:)beijinhos*vai correr tudo bem;)

 
At 8:53 AM , Blogger Sónia e MI said...

tem calma, todas sentimos isso, mas é inato , nasce contigo mesmo sem saberes.
beijocas.

 
At 3:31 AM , Blogger rita said...

Acho q não tens que te sentir mal. Todas as mães tiveram as suas dúvidas. Eu tenho imensas e também me questiono se vou saber dar conta do "recado", até porque nunca mudei uma fralda na vida! É assustador pensar em tudo o q aí vem...compreendo-te tão bem...
Mas temos q ter confiança em nós próprias e não ter medo/vergonha de pedir ajuda.
Bjs grandes

 
At 6:16 AM , Anonymous Anonymous said...

Realmente existe sempre uma montanha de incertezas... antes de engravidar e ainda agora pergunto-me será que estou preparada para toda a responsabilidade? será que vou saber educar o meu filho?...as minhas dúvidas são muito + "altas" que o mudar a fralda, banhos e etc. Mas tenho a certeza que no dia em que tiveres a tua Leonor vais ser uma óptima mãe e até as sopinhas vão sair maravilhosas! :)

Bjs

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home