Leonor, meu amor

Diário de uma mamã cheia de dúvidas mas com muito amor para dar.

Lilypie 1st Birthday Ticker

Saturday, June 30, 2007

Chegou o Verão


Finalmente podes vestir as tuas roupas cada vez mais de menina e menos à bebé. Se o tempo permitir a partir de agora já podes andar a mostrar as tuas perninhas e bracinhos bem gordinhos e a que toda a gente acha graça.

Wednesday, June 27, 2007

Água


Comecei hoje a dar-lhe àgua, obviamente que a fervi primeiro. Está muito calor e tenho medo que a agua do leite não seja suficiente. Primeiro estranhou o biberão e fez uma cara feia. Mas bebeu um bocadinho e não insisti mais com medo que se engasgue. Acham que é cedo para lhe dar àgua?

Tuesday, June 26, 2007

Tu e o teu pai...


...para além de toda a gente dizer que são muito parecidos, têm uma cumplicidade surpreendente. As duas pessoas que amo mais no mundo (a par dos meus pais, claro), aqui, numa foto captada às seis da madrugada.

Vitaminas


Toma 5 gotas diárias de Cebelion (vitamina C) e faz sempre uma careta muito grande. Tem que ser filha... O dr. mandou.

Wednesday, June 20, 2007

Descobertas






Aos dois meses... Já ligas aos bonecos. Tens um mundo inteiro para descobrir, filha.

Tuesday, June 19, 2007

Comadres

Não há volta a dar. A minha filha vai sofrer do sidrome C.D.A.C.P.C.D = Conviver com duas avós com personalidades completamente diferentes.
Se a minha mãe é extremamente calma e reservada a minha sogra é a feira popular em pessoa, toda vivaça e extrovertida (até mais do que eu). Além disso, já reparei que manifestam opiniões muito diferentes em relação a pequenas coisas sobre a sua única neta. Por exemplo, no início, se a minha mãe me dizia: "olha que a menina está pouco agasalhada" no mesmo dia, mais tarde, atirava a minha sogra: "Ela está muito encalorada". Quanto a isso decidi tomar logo uma posição firme sobre o assunto: Eu é que sou a mãe, eu é que sei. Mai nada.

Sunday, June 17, 2007

Vacinas

Na 5.ª f levou uma pica em cada perna, as vacinas dos dois meses. E custa tanto ouvi-la chorar, custa tanto sentir a sua dor e nada poder fazer.... Mas porque raio as vacinas para os bebes não podem ser dadas a beber ou de outra forma?!!!! Tadinhos :(

Coisas minhas (Post muito longo)

Já aqui referi a minha experiência de parto que foi muito, muito simples, continuada e praticamente sem intervenção médica....

Prevista para 6 de Maio, a Leonor decidiu escolher o dia de anos da avó materna, quase um mês mais cedo, para nascer. Acordei naquele dia 10 de Abril, normalmente, para ir trabalhar, vou à casa de banho e vejo que tenho as calças do pijama molhadas. A bolsa de águas tinha rebentado. Tinha chegado a hora. Dei entrada no hospital - a cerca de 40 quilometros de casa - ao meio-dia, fizeram-me a indução com soro, fiz a maior parte da dilatação sem dor e, por fim, deram-me a epidural. Depois estive na sala de partos 5 minutos e fiz força 2 vezes até a Leonor nascer, faltavam cinco minutos para as oito da noite. E eu que tanto receava o momento do parto, correu tão bem mas... o que veio a seguir foi para esquecer e arrepio-me só de me lembrar. de qualquer forma, sinto necessidade de o contar.

No hospital que escolhi para ter a minha filha as enfermeiras não abundavam em simpatia, tive muito azar na escolha que fiz...

Depois de a ter, levaram-me para a sala de recobro com ela, não me disseram nada mais, nem como agir , nem o que fazer. limitaram-se a dar-me um copo de leite e cinco bolachas e eu a morrer de fome porque estava em jejum.
Chegaram depois duas auxiliares e levaram-nos na maca li-te-ral-mente aos encontrões às paredes, portas e elevadores até à maternidade. Fiquei num quarto onde já estava outra mãe, pouco dada a conversas (soube mais tarde que estava chateada com o marido). E ali me deixaram com uma bebé muito pequenina, e eu em pânico a olhar para ela, tão pequenina, tão desprotegida, e eu a chorar sem saber o que fazer e as enfermeiras nada me disseram, nada me perguntaram. A bebé, entretanto, chorou e dei-lhe peito. Mamou pela 1.ª vez e dormiu. Entretanto as dores dos pontos que levei começaram a apertar, ouvi a outra sra a pedir um analgésico e passado um bocado pedi também para mim. Vieram-mo dar quase meia-hora depois. Entrentao chega outra recem-mama esta mais simpática e faladora. Pedi-lhe o telemóvel (o meu estava sem bateria) e enviei msgs a dizer que estava bem. Não durmi nada nesta noite, olhei para a minha filha a noite toda. Na manha seguinte, por volta das 8h30 vieram-nos dar o pequeno almoço e claro, com a fome que tinha, comi tudinho. Pedi outra vez o tlm e pedi a minha mae para me trazer COMIDA, leite, fruta, bolachas, etc... Durante o pequeno almoço, eu ainda meio abananada vejo a minha colega de quarto, a mais simpática, a desmaiar em cima de mim. Gritei o mais que pude pelas enfermeiras e ainda levei um raspanete que devia ter chamado mais alta. Ora bolas, eu também tinha acabado de ter um filho, pensei. Entretanto, nessa manha, entraram à vontade no quarto dezenas de pessoas, entre medicos, auxiliares, enfermeiras, pediatras... resultado não durmi nada.
Á tarde foi o inferno das visitas e o meu marido só chegou à hora das visitas , ele que podia entrar duas horas mais cedo, e eu sem puder ir à casa de banho lavar a cara ou os dentes. Estava com tão mau aspecto que parecia saida de um filme de terror, à volta dos meus olhos tinha manchas castanhas (olheiras profundas). Por isso, se voltar a ter outro filho, não quero lá ninguém no dia a seguir. quando terminaram as visitas não aguentei e tive uma grande crise de choro. Exigi ao meu marido que ficasse a tomar conta da bebé para ao menos poder tomar um banho como deve ser e dormir meia-hora. E assim foi. Outra das dificuldades que tinha era em vesti-la porque a roupa era toda enorme para ela.

Os outros dois dias de internamento não foram melhores. Valeu-me a amizade que fiz com uma das mães, que me foi respondendo às dúvidas e ajudando. Da parte das enfermeiras só me ensinaram a dar banho.
Foi um alívio quando sai do hospital, ao 3.º dia, embora me sentisse completamente descompensada. Em casa, os primeiros tres dias foram dificeis, ela não pegava na mama do lado esquerdo porque o mamilo estava pouco feito e tive que recorrer aos mamilos de silicone. Resolvida esta questão começou a mamar bem e alivia-me o peito que , no início, doi-me muito de tão cheio.

Dois meses depois sinto-me bem e plenamente capaz de tomar conta da minha filha. Tenho outros receios mas isso fica para um outro post porque este já vai longo.

Vale a pena..

... Começar o dia e ser logo brindada com um sorriso destes. Amo-te tanto filha!

Saturday, June 16, 2007

O colo e outros factos


Começo a conhecer cada vez mais a minha filhota e já consigo enumerar algumas das suas características com 2 meses e 5 dias, algumas que penso que estão relacionadas com o temperamento do seu signo (Carneiro):

Facto n.º 1: a minha bebé não gosta de adormecer ao colo. Não gosta, resmunga, reclama e só se cala quando a deitamos na cama para estender os braços à vontade, por as mãos para cima e ficar toda resfastelada. Ela é assim e pronto, as avós têm que ter paciência e só dar colo quando ela estiver acordada e a olhar para todo o lado com aqueles olhos grandes e doces a querer fugir para a cor verde.



Facto n.º 2: Só arrota depois de comer se a deitar um bocado, cerca de 2 minutos. Aprendi isto por acaso, quando, um dia depois de comer e estar à espera que arrotasse há quase 10 minutos decidir mudar-lhe a fralda. Assim que a levantei da cama arrotou logo, pelo que agora recorro sempre a este truque. Por vezes tenho que a deitar e levantar várias vezes mas o que é certo é que consiga que arrote sempre e evitar, deste modo, que vomite o leite.

Facto n.º 3: Não a pertubem, nem lhe tentem dar beijos quando está a comer. Empurra logo a cara da pessoa com as mãozitas ou começa a barafustar.

Facto n.º 4: Não lhe tentem dar a chucha quando está desperta. Não gosta, faz caretas, cospe-a. Só a aceita quando está com muito sono e aí parece que a come :) depois adormece imediatamente a seguir e deixa-a cair. Se fica com a cara em cima da chucha reclama e só adormece quando a vou tirar.

Facto n.º 5: Acorda, espreguiça-se e deixa-se ficar de olhos abertos. Começa a palrar e só chora se vê que não lhe estamos a dar atenção. Só chora mesmo quando tem fomita. Graças a Deus não parece ter cólicas, isto porque faz cocó sempre que come. Em todo o caso dou-lhe sempre o Ae-rom, várias vezes ao dia.

Friday, June 15, 2007

Net em casa


Como já devem adivinhar, tenho, desde que fiz anos (6 de Junho) net em casa - uma prenda de mim para mim :) - pelo que a partir de agora posso aqui vir mais vezes por novidades sobre a minha querida bonequinha.

Ela, com 2 meses e 5 dias:

- Só chora para comer e quando não consegue adormecer resmunga muito
- Detesta a fralda suja, começa logo a resmungar sozinha e não consegue adormecer enquanto não lhe trocar a fralda
- não gosta de chucha, só a aceita quando está quase a adormecer, de outro modo faz caretas e cospe. Tenho só 3 chuchas, era para comprar mais mas acho que não vale a pena
- suja muitaaaaaaaaas fraldas
- já sorri muito e palra ainda mais
- continua a querer comer de 3 em 3 horas pelo que ainda não dorme noites seguidas (há dois meses que não durmo mais do que 3 horas seguidas :)
- pesa 5,300 kg
- mede 55 cm
- é um doce de bebé, nada chorona nem de birras, tive muita sorte (Obrigada Filha)

Labels:

Wednesday, June 13, 2007

ter uma menina...


...é ter vestidinhos,saias e roupas mimosas.é ter ganchos e lacinhos, é ter um mundo cor-de-rosa dentro do roupeiro.

Acho é que ela não achou muita piada a este penteado :)

Monday, June 11, 2007

O Banho...


É, sem dúvida, o momento preferido do seu dia

Saturday, June 09, 2007

Dois meses