Leonor, meu amor

Diário de uma mamã cheia de dúvidas mas com muito amor para dar.

Lilypie 1st Birthday Ticker

Tuesday, October 30, 2007

Os teus olhos...



... são grandes, doces e tão, tão profundos. Amo-te!

Friday, October 26, 2007

Trocas e baldrocas


A ama da Leonor está de baixa há quase um mês e ela teve de ser colocado noutra senhora, bem mais longe de casa e que mora num segundo andar sem elevador. Aqui a mamã anda estoirada, confesso.
A Leonor adaptou-se muito bem e adora a nova ama. Sempre quero ver qual vai ser a reacção quando regressar à outra. Estas trocas e baldrocas dão cabo de mim.

Friday, October 19, 2007

Alimentação

Finalmente, tens-me dado melhores noites. Já só acordas uma vez, por volta das 5 da manhã, e bebes os 180 ml biberon. O problema é que de manhã, por volta das 8h30, ainda não tens fome e, da vez que te dei outro biberon vomitaste logo o leite a seguir, pois ainda estás cheia do biberon anterior. Resultado vais para a ama sem o pequeno-almoço. Como é que as outras mamãs fazem?

Wednesday, October 17, 2007

Dentes

Parece-me a mim que estão por aí a romper os dentes. Esta noite acordou às seis da manha, a chorar muito, mas um choro que não era de fome mas sim de dor. Apesar de ter acalmado com um bocadinho de leite de biberon, porque maminha já não há mesmo, continuou rabujentinha até ir para a ama. Quando a deixei já estava mais bem-disposta.

Friday, October 12, 2007

Reacção tardia da BCG

Ontem, lá fomos outra vez a correr para as urgências pois ela tinha o braço onde levou a vacina da BGC (há mais de seis meses) muito vermelho, com o caroço inchado e algum pus. Depois de vista o médico disse-me que era normal dar-se esta reacção por volta dos seis meses e que até é capaz de abrir e deitar sangue pelo que depois terá que ser tratado com Betadine. Fiquei assustada porque não sabia que uma vacina poderia levar seis meses a mostrar a sua reacção. Fica o aviso a outras mamãs :)

Wednesday, October 10, 2007

Seis meses



Fazes hoje seis meses, filha linda. Fomos ao médico esta manhã. Medes 67 centimetros e pesas 7,950kg. o médico diz que estás óptima... Estás gordinha mas nada demais.

As tuas refeições são feitas da seguinte maneira:

leite biberon (120 ml)
fruta natural (só um bocadinho a meio da manhã)
Sopa (por volta do meio-dia) - A partir de amanhã introduzo a carne magra
Iogurte natural (por volta das 16h)
Papa (jantar)
Biberon ao dormir (23h) - 120 ml

Ainda não dormes mais de quatro horas seguidas. Continuas a acordar duas vezes por noite para comer, sempre entre os 90 e 120 ml.

Outras coisas:

- Palras muito, especialmente depois do banho
- adoras mexer nos pés e levá-los à boca
- os dentes estão por aí a aparecer (já usas o mordedor das gengivas)
- já te distrais sozinha no ginásio a tentar tocar em tudo
- de barriga para baixo consegues segurar a cabeça por vários minutos e roda-la quando te chamas
- Graças a deus, pouco choras, apenas qundo te dá a fome. Á noite estás tão consada que adormeces sem birras.
- Tentas agarrar o nariz de todos os que te pegam ao colo


P.S - Em relação à maminha, e porque alguém me porguntou como é que acabou, penso que se deveu ao facto de estar a trabalhar e não dar tantas vezes como costumava. O corpo foi produzindo cada vez menos leite até que passou a ser uma espécie de aguadilha que não satisfazia a minha menina. AinDA sinto, pelo menos, um peito cheio mas não tenho dores pelo que não vai ser precisa medicação para secar oleite, vai acontecer naturalmente.

Thursday, October 04, 2007

Acabou

Durou 5 meses e 3 semanas e 3 dias mas tive que me render às evidências: acabou o leitinho da maminha para a minha filhota! Foi na noite passada... acordou de hora a hora durante a noite, sempre com fome.
Esta manhã, antes de ir para ama, já lhe dei biberon mas só bebeu 90 ml dos 210 que preparei. E olhem que até pegou bem o biberon para quem não está habituada. Não deixo de estar triste por ter terminado esta fase :(

Tuesday, October 02, 2007

A minha primeira bolacha

Primeiro olhou curiosa e só depois levo-a instintamente à boca :)















Foto tirada antes dela adoecer

Gripe

Estivemos ausentes durante algum tempo porque, infelizmente, a Leonor apanhou uma valente gripe, que lhe passou um dos meninos da ama. Foi um grande susto mas já passou.
No sábado de madrugada tivemos nas urgências entre as 2h e as 4 da manhã, pois estava com 39.º graus de febre. Dois dias em que andou muito murchinha, rabujentinha, acordava a chorar, com muita tosse e pouco comeu ou dormiu. Entretanto, hoje foi para uma ama nova porque a dela também apanhou a gripe. Já está melhor e até já sorri de novo.
P.S - Já passou um mês desde que estou a trabalhar e já contabilizo três idas às urgências pediátricas, todas por problemas de saúde diferentes. Não há nada como te-los debaixo das nossas asas.