Leonor, meu amor

Diário de uma mamã cheia de dúvidas mas com muito amor para dar.

Lilypie 1st Birthday Ticker

Thursday, September 27, 2007

Notícia de última hora

Uma bebé de cinco meses foi assaltada, esta manhã, enquanto dormia na cama, em casa da sua ama, por outra criança, de um ano de idade, que lhe subtraiu a chucha. O infractor desatou a roer a dita até que esta ficasse imprópria para consumo.
Segundo apurámos, o pequeno meliante está a sofrer bastante com o facto de lhe estarem a nascer vários dentes ao mesmo tempo e desata a roer tudo o que lhe aparece à frente. A mãe da vítima ficou bastante aborrecida com o sucedido e desabafou ao nosso jornal: "Era a sua chucha favorita e já estava feita à boca dela", pelo que receia agora que a bebé "não se adapte" a uma nova chucha :)

Wednesday, September 26, 2007

O descanso da guerreira

Noto algumas diferenças na Leonor desde que anda na ama. Se antes só adormecia perto da meia-noite e a muito custo agora chega a casa "toda partida" e, regra geral, depois de tomar uma banhoca e comer uma bela pratada de papa, ferra-se logo a dormir. Ontem chegou mesmo a adormecer enquanto eu lhe dava a papa.
Resultado, a partir das nove, nove e meia da noite os pais podem descansar. Mas vendo bem a questão não chegamos a passar duas horas com ela acordada. Por isso dou comigo deitada ao lado da caminha dela só a contemplar o seu soninho bom e descansado.

Wednesday, September 19, 2007

Saudades

Tantas, mas tantas saudades ao longo do dia. E até a fotografia que tenho no desktop no computador as aumentam. Saudes do teu cheiro, de te tocar e de te ver a rir com os olhos quando me vês. Saudades verdadeiras, daquelas que se sentem na pele e até causam calafrios. Tantas, tantas como as estou a sentir agora que escrevo este post.

Sunday, September 16, 2007

Nova rotina

E por aqui andamos em fase de adaptação a uma nova rotina. É que nao é nada facil trabalhar o dia todo das 9h às 19h e chegar a casa e entrar noutro emprego. O que me vale é ter um maridão que me ajuda imenso nas tarefas domésticas :)
Ele brinca com ela enquanto faço o nosso jantar e ponho a mesa. Depois, se ela não estiver a dormir (raramente dorme a esta hora), tomamos banho um de cada vez e depois tentamos jantar com ela sentada na espreguiçadeira :)
Depois, enquanto ele dá o banho à Leonor eu preparo a papa e a mochila dela para levar para o infantário. Limpo-a, ponho-lhe os cremes, mudo-lhe a fralda e visto-a enquanto o pai limpa a casa-de-banho que ela deixa toooodaaaaaaa molhada de tanto dar às pernas e aos braços.
Depois enquanto dou a papa, o pai arruma a cozinha toda(só não lava a loiça), entretanto brincamos um bocadinho e depois adormeço-a... só que muitas vezes acabo por adormecer também... às nove e meia, dez da noite... :) cansada mas feliz!
Durante a noite ainda acorda uma a duas vezes e depois quase sempre às 7h30, pronta para um novo dia.

P.S - A papa preferida dela acabou por ser a velhinha Cerelac milfrutas. A fruta de boiao é a maça/pera da nestlé.

Labels:

Thursday, September 13, 2007

Amor

Wednesday, September 12, 2007

Vacinas, outra vez

Amanhã é dia de vacinas, a segunda dose da meningite C. É sempre um drama para mim dado que ela chora e fica rabujenta o resto do dia. Provavelmente, amanhã fica a avó a tomar conta dela pois vai precisar de mais miminho.

Monday, September 10, 2007

Cinco meses


e cada vez mais com cara de traquinita

Custa muito

Confesso que, por mais dias que passem, e independentemente de eu saber que ela está bem e já esteja familiarizada com a ama, não consigo deixar de pensar como está a minha menina. Faz-me confusão:

- Saber que a ama toma conta de 4 meninos ao mesmo tempo. Como é que ela consegue dar conta do recado?!!! E quando choram todos ao mesmo tempo?!!!
- Que a Leonor queira dormir e não consiga porque há sempre algum dos meninos a chorar
- Que tenha fome, sede ou sono e não seja entendida.
- Que chore e eu não esteja lá para dar colinho
- Que os outros meninos, todos maiores do que ela, lhe atirem brinquedos ou a arranhem ou magoem sem querer.

Tenho que ser sincera, é muito dificil. Espero que o tempo ajude a sanar isto...

Friday, September 07, 2007

Doentinha

Hoje tivemos que ir, pela primeira vez, à urgência pediátrica :(
Logo na terça-feira começaram a aparecer umas borbulhas pequeninas por baixo do pescoço. Limpei bem e pus mustela creme hidro-calmante. Como é muito gordinha (já pesa mais de 7 quilos), atribuiu isso ao excessivo calor - como toda agente a quem perguntei me disse - e não liguei.
Ontem as borbulhitas já eram mais e estavam inflamadas (com pus branco) e esta manhã estavam não só no pescoço mas já a alastrar para o peito. Fui com ela à Urgência e a médica depois de a observar confirmou que se tratava realmente de uma infecção de à bactéria Streptococcus grupo A e receitou-me Floxapen - Flucloxacilina de 8 em 8 horas e para desinfectar apenas com soro fisiológico.

Ela não teve febre nem a senti mais rabujenta do que o costume, apenas mais incomodada quando lhe punha o babete ou lavava o pescoço. Mas para a próxima não vou em cantigas, vou logo ao médico.

A primeira semana na ama correu bem, ela já está familiarizada. Mas não me sai da cabeça que durante os quatro meses e meio que estive a cuidar dela nada lhe aconteceu e agora logo isto na primeira semana sem mim. Ai, coração de mãe não aguenta.

Thursday, September 06, 2007

3 dias de uma nova fase

Há três dias que a Leonor está na ama e a experiência está a correr melhor do que pensava. No primeiro dia choramingou um bocadinho quando a deixei mas agora penso que já está mais habituada e já reconhece a ama. Também como é perto do meu local de trabalho vou lá amamentar uma vez de manhã e outra vez à tarde pelo que está a ser mais fácil para duas.
O papá é que a vai buscar pois sai do trabalho logo Às seis. A mãe só chega a casa às sete e meia. Aí, a Leonor agarra-se logo á maminha e faz uma grande festa. Depois está tão cansada que adormece e só acorda para a banhoca.
Penso que lhe está a fazer bem porque vê outras crianças e sente-se acompanhada. E agora até à noite já dorme melhor. Na foto, ela toda entretida no infantário.
P.S - O regresso ao trabalho foi normal e já estou a cem por cento pelo que não sobra muito tempo para aqui vir contar as minhas aventuras. Beijinhos

Saturday, September 01, 2007

Uma nova fase

Dentro de dois dias iniciamos uma nova fase nas nossas vidas: a mamã vai voltar ao trabalho e tu vais passar a conhecer uma nova rotina e a receber os cuidados de outra pessoa durante o dia. Vais para uma ama que tem mais meninos mas que tenho a certeza que saberá cuidar de ti.
Neste momento tenho o coração apertadinho, apertadinho por ter que te deixar quase 5 meses depois. Cinco meses de tantas descobertas, aventuras e de tanto mas tanto amor. Cinco meses muito cansantivos mas que valeram cada minuto, cada segundo a olhar para ti e a cuidar de ti.
Uma nova fase que vai ter os seus momentos difícies. Vai ser duro para ti mas mais duro para mim. Tem que ser. E o que tem que ser tem que ser com muita força. Deus me dê coragem, força e acima de tudo tranquilidade para poder trabalhar sem estar swempre a pensar se estás bem ou estás mal...